Consultoria
Os melhores consultores do mercado
1)- Elaboração de Laudos Técnicos Periciais voltados a avaliações ambientais, de periculosidade, insalubridade, ergonomia, entre outros, num total superior a 3000 laudos;
2)- Assessoria na área de Segurança do Trabalho (cumprimento da Portaria 3214/78 – PPRA, PCMSO, avaliação ambiental, ergonômica, organização de CIPA e outras) e Engenharia de Qualidade;
3)- Realização de cursos de formação concernentes a Segurança do Trabalho de acordo com as necessidades específicas do solicitante e ainda em cumprimento ao disposto pela Portaria 3214/78, como CIPA, Brigada de combate a incêndio, Operadores de empilhadeiras e ponte rolante, House Keeping e outros; ministrados junto ao estabelecimento do solicitante;
4)- Inspeção de Segurança;
5)- Acompanhamento de Perícias Judiciais em Ações Cíveis e Trabalhistas;
6)- Medicina Ocupacional: NR-7 Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, o qual deverá considerar questões incidentes sobre o indivíduo e a coletividade de trabalhadores, sendo parte integrante do conjunto mais amplo de iniciativas da empresa no campo da saúde dos trabalhadores, na abordagem da relação entra sua saúde e o trabalho;
7)- Realização dos exames ocupacionais, bem como as exigências de análises médicas, impostas pela Anvisa, sendo atendimento clínico efetuado de forma programada nas instalações do cliente;
8)- Assessoria a empresas na área jurídica trabalhista;
9)- Elaboração e análise de contratos;
10)- Exames de processos em geral;
11)- Interpelações extra-judiciais;
12)- Assessoria jurídica subsidiada aos empregados das empresas clientes;
13)- Ações Cautelares/liminares;
14)- Mandado de Segurança;
15)- Ações Possessórias;
16)- Falências e concordatas;
17)- Abertura e encerramento de empresa, administração de pessoal, acompanhamento de homologação sindical, outros procedimentos tributários, bem como assessoria e elaboração de laudos técnicos periciais contábeis;
18)- Realização de serviço terceirizado na área de administração de pessoal e auditoria.
Análise e elaboração de atos administrativos, projetos e textos de lei, assessoria parlamentar, nas esferas Federal, Estadual e Municipal. Pareceres a respeito dos limites aceitáveis da discricionariedade, defesas frente a arguições de violação de súmulas vinculantes, bem como de intervenção direta junto aos Tribunais Superiores, Ministério Público e Tribunais de Contas.
Propositura e acompanhamento de ações judiciais relacionadas a todas as áreas de atuação do escritório, em qualquer foro ou instância do Brasil, bem como assessoria e orientação preventiva para dirimir conflitos de interesses.
Condução de contencioso corporativo com vistas à recuperação de créditos e apresentação de defesa em ações judiciais relacionadas às áreas de atuação da empresa, e ainda, propositura e apresentação de defesas em ações individuais ou coletivas, como ações civis públicas e populares.
Sustentação oral perante todos os tribunais estaduais e federais, inclusive no Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal, auditoria jurídica (due diligence) para verificação de processos judiciais existentes e seu impacto econômico nas empresas consulentes.
O Direito Urbanístico brasileiro a partir da edição do Estatuto da Cidade (Lei n.º 10.257/01 e da Lei Federal n.º 10.931/03) e do envolvimento crescente da sociedade civil e dos governos com as questões urbanas evoluiu significativamente, sendo reformulado seu pensar, à luz dos princípios da função socioambiental da propriedade, da cidade e da gestão democrática da cidade.
A Consultoria MANS oferece a seus clientes a correta aplicação dessa legislação, consoante com o “novo” pensar urbano, o qual inclui a proteção dos valores do desenvolvimento sustentável e integrado, da preservação do patrimônio cultural e ambiental, da habitação e da moradia nas cidades.
Tomar conhecimento do montante passivo, tocante aos seus fornecedores e bancos credores, detalhadamente, de modo a precisar as condições comerciais, contratuais e suas práticas relacionadas a cada um deles, para se estabelecer diretrizes e estratégias, com o objetivo de sanear de modo racional, de modo a manter a sobrevivência bem como garantir o crescimento sadio da empresa.
Assessoria para renegociações que antecedem a formalização contratual, elaboração de contratos visando a otimização de diretrizes e cláusulas, gestão dos contratos, controle de saldos de empenhos e verbas, vigência, realinhamento de preços, reajustes e recomposição.
Pareceres sobre a proporcionalidade das intenções de imposições de sanções administrativas, bem como a amplitude de suas consequências, análise de defesas e recursos administrativos e dos casos de atrasos e suspensão de pagamentos, de entrega e execução, bem como das alterações contratuais (supressões, acréscimos, prorrogações, fusões, aquisições e cisões).
Implementação do programa de redução de custeio: redução do absentismo, do número de afastamento por licenças médicas, promoção de diminuição e racionalização do consumo geral dentro da administração, de diminuição e eliminação dos riscos ambientais evitando o excesso de pagamentos de insalubridade e periculosidade no trabalho. Implantação de política motivacional para aumento de desempenho, projetos voltados para o planejamento estratégico e situacional da administração, acompanhamento e monitoramento de projetos e do planejamento executado, implantação de projetos de modernização do aparelho estatal, em suas mais variadas vertentes, e uma ampla e variada gama de projetos em políticas públicas auxiliadoras para a gestão Estatal.
Revisão dos fluxos de trabalho implantando ferramentas de planejamento, normatização e definição de novos procedimentos, padronização de minutas de edital, preparo das fases interna e externa de procedimentos licitatórios, elaboração de pareceres sobre a viabilidade de contratações diretas, impugnações e representações relacionadas aos editais, bem como apresentação de defesas e recursos tanto na esfera administrativa quanto na judicial.
Estudos e implantação do sistema de registro de preço, incluindo a elaboração dos respectivos atos normativos e regulamentares, bem como análises sobre a viabilidade de exclusões de registros em face do direito de preferência.
Diagnóstico estrutural dos sistemas de abastecimento identificando eventuais problemas de gestão de estoque, entrada e saída de materiais e reposição. Implantação de sistema garantindo o abastecimento contínuo e evitando desperdícios de materiais e recursos.
Revisão do cadatro de materiais com vistas a simplificação e diminuição dos itens cadastrados em estoque, adoção de um caderno com padronização de materiais gerais e comuns básicos a todas as unidades da Administração Pública e padronização dos materiais catalogados.
Com foco interdepartamental, visualizando a Administração Pública de forma sistêmica e integrada e com recursos tecnológicos de informação, propõe-se a revisão dos fluxos de trabalho para garantir maior celeridade da execução de tarefas e dos expedientes.
Fornecimento de inteligência para revisão de procedimentos com ganho de eficiência visando uma estrutura organizacional além das fronteiras departamentais e secretariais.
Estabelecimento de indicadores, mensuráveis periodicamente, fornecendo aos níveis gerenciais instrumentos de acompanhamento de qualidade dos serviços prestados.
Nessa área, a proposta de Consultoria em Recursos Humanos, inicia-se pela elaboração de um diagnóstico. Esse trabalho é de fundamental importância para o conhecimento da Empresa, base para a construção de uma proposta de ações adequadas para o momento e alinhadas aos objetivos do negócio. Para melhor entendimento dessa proposta, apresentamos o procedimento desenvolvido na seguinte ordem:
1- Abordagem geral:
A. Metodologia
B. Fluxograma do Trabalho de Diagnóstico:
- Planejamento
- Coleta de Dados
- Plano de Ação
- Apresentação/Aprovação
- Cronograma
C. Resultado Esperado na Finalização do Diagnóstico:
Apresentação de um Plano de Ação.
2 - Princípios profissionais
• Total confidencialidade no tratamento das informações;
• Análise criteriosa dos dados e flexibilidade no planejamento adequando-o à realidade, respeitando a cultura da Empresa;
• Compromisso de elaborar um plano de ação personalizado e implantar de acordo com a aprovação do cliente;
• O cliente será frequentemente informado sobre a evolução do trabalho;
• Caso seja necessário e de interesse, para desenvolvimentos de trabalhos;
• Específicos, poderão ser envolvidos parceiros, sempre com a anuência;
2.1 - Abordagem Geral da Empresa:
A empresa funciona como um sistema vivo e dinâmico, composto de uma identidade própria constituída pelas relações internas e externas com pessoas, que são seus empregados, clientes e fornecedores, incluindo-se também os processos e os recursos, assim configurados:
Dentro desse contexto, entendendo que são as pessoas que articulam a dinâmica desse sistema, principalmente quando se aborda a questão das relações e da identidade da empresa é que será dirigido o trabalho de coleta de dados.
A. Metodologia
O diagnóstico será realizado por meio de reuniões com a diretoria, entrevistas com os profissionais chaves, análise de informações gerenciais, observação das rotinas de trabalho e outros instrumentos que possam subsidiar uma analise consistente da Empresa.
B. Fluxograma do Trabalho de Diagnóstico
Planejamento
• Reunião com a diretoria;
• Definição dos profissionais chaves para entrevista e áreas que serão envolvidas;
• Estruturação dos dados a serem coletados;
• Definição de agenda;
Coleta de dados
• Realização de entrevistas, reuniões balizadoras;
• Coletas de dados, rotinas de trabalho, políticas, indicadores, relatórios gerencias, impressos, produtos, mercado, concorrentes e outros;
• Conhecimento das instalações/ área produtiva
Plano de ação
• Processamento e análise das informações;
• Elaboração de relatório qualitativo;
• Estruturação da proposta de um plano de ação;
• Flexibilidade na implementação de novas ações, desde que aprovadas pela diretoria, independente do plano geral estar estruturado.
Apresentação e aprovação
• Apresentação do relatório e proposta do plano de ação para aprovação junto à diretoria.
Cronograma
• Priorizar e definir do cronograma de implantação das ações e os profissionais envolvidos;
• É importante a participação em todo o trabalho do profissional do RH;
C. Resultados esperados
• Ser referencial no segmento das melhores práticas de Recursos Humanos, de modo a incrementar a estrutura da organização, gerando reflexos positivos no clima da equipe de trabalho, tal como motivação que enseja em produtividade e qualidade;
• Aumentar o grau de alinhamento organizacional entre as pessoas, áreas internas e no ambiente externo;
• Estimular o comprometimento e motivação dos colaboradores por meio de ações de promoção, reconhecimento, integração e valorização.
Identificação dos instrumentos de regulação, dos poderes e alcance dos entes reguladores, da política formulada para cada setor, de sua abrangência e vinculação dos órgãos reguladores, do real poder normativo em cada caso e dos limites administrativos.
Criação de órgãos de regulação nas três esferas de governo, avaliação de desempenho, mensuração de resultados, estabelecimento de metas e projetos para as agências já em atuação, otimização do relacionamento entre os poderes públicos e dos agentes privados com as agências reguladoras dos diversos segmentos.
Estudos e indicação do melhor modelo de negócio, formulação de legislação e normatização, preparação e condução do processo de concessão e permissão, acompanhamento de defesa e impugnações, recursos, representações, até a efetiva concretização do processo. Gestão dos contratos já estabelecidos, propondo adequações e revisões de cláusulas.
Examinar a constituição social da empresa, com a finalidade de se conhecer o seu objeto social, o seu capital, sua administração e demais cláusulas e condições, para possível readequação societária voltada para os interesses que melhor atende o empreendimento e seus respectivos sócios.
Consultoria preventiva e repressiva em face das arguições emanadas dos Tribunais de Contas e Ministério Público. Pareceres, defesas e interposição de recursos, bem como acompanhamento de tomadas de contas e auditorias realizadas pelo órgãos de controle.
Conhecer toda a estrutura contábil da empresa, composta de seu ativo e passivo, através dos livros comerciais, fiscais e demais livros auxiliares e demonstrações contábeis, com objetivo de se diagnosticar as problemáticas e possíveis soluções preventivas e ou corretivas, mediante medidas de ordem judicial e ou extrajudicial, que resultem em maior segurança jurídica, econômica e financeira, para o empreendimento.
